*

  Author
Title: Corrida de pista
Author:
Rating 5 of 5 Des:
  O que é Corrida de Pista? Por incrível que pareça, a corrida de pista é a forma mais tradicional de praticar corrida ! Ela é um esporte ...

 

O que é Corrida de Pista?

Por incrível que pareça, a corrida de pista é a forma mais tradicional de praticar corrida! Ela é um esporte realizado em vários terrenos, mas no caso apresentado é em uma pista lisa preparada para os corredores. Elas são feitas em pistas de atletismo, sendo caracterizadas por serem ovais e divididas por linhas paralelas. O espaço entre duas linhas se chama raia, onde o atleta fica posicionado. Em cada raia pode ficar apenas um corredor.

De modo geral, as modalidades que surgem a partir desse estilo costumam ter uma série de provas como desafios. Por ser uma competição que exige velocidade ou uma técnica mais ‘eficaz’, o estilo não possui longas distâncias fixas (apenas a corrida de fundo), mas ainda assim necessita de técnica apurada para cumprir os desafios.

Então, é comum concluir em um primeiro momento que a corrida de pista é mais fácil, porém é necessário muito esforço para atingir as metas propostas, pois é preciso muito esforço do corredor para alcançar uma alta velocidade em pouco tempo. Sendo assim, esforço e dedicação são sinônimos para o esporte e também para o atleta.

Modalidades da Corrida de Pista

Dentro da corrida de pista é comum ter algumas variantes do estilo. Normalmente são 4 as mais comuns:

Corrida de Pistas Ovais

É uma modalidade mais simples para ser executada, pois nos desafios da corrida de pistas ovais, o atleta irá correr uma faixa de distância que varia em 3 distâncias: 100 metros, 200 metros ou 400 metros.

A última distância é o máximo do estilo, sendo 400 metros o valor de uma volta completa na pista. A prova exige muito esforço muscular por ser uma distância bem curta. Tanto que como característica é dito que a competição é feita em ‘X metros rasos’.

Corridas de Meio de Fundo

Aqui as distâncias começam a aumentar. Nela as corridas possuem distâncias de 800 metros a 1,5 km. Desse modo, para completar o desafio é necessário realizar 4 voltas na pista. Outra característica é que os atletas não necessitam de ficar em suas respectivas raias.

Além disso, a capacidade muscular importa, como também resistência e habilidade de reter fôlego, pois como o percurso ainda não é tão grande, agilidade e velocidade são elementos primordiais para quem está na competição!

Corridas de Fundo

É a maratona da corrida de pista! Chegando até 42 km de distância, a resistência para a prova é essencial. Ela possui 3 distâncias (ou modalidades):

  • 5.000 metros.
  • 10.000 metros.
  • 42.195 metros.

A corrida de fundo é o grande evento do atletismo. A prova é feita em pista, contudo a maior parte é realizada na rua. O circuito continua sendo oval, tanto que a finalização é feita dentro do estádio.

Essa é a prova mais longa do atletismo, tendo a sua realização nos Jogos Olímpicos desde a era moderna. Uma curiosidade é que o queniano Eulid Kipchoge é o recordista da modalidade, quebrando a marca na maratona de Berlim em 2018.

Corridas com Obstáculos ou Barreiras

A última modalidade até aqui, a corrida com obstáculos ou barreiras é o estilo que exige força e precisão dos atletas. Para completar o percurso, os corredores necessitam saltar as barreiras de até 1 metro distribuídas ao longo da pista, ou pular obstáculos como poças de até 3 metros.

Aqui também existem algumas modalidades, tendo algumas separações por sexo. Ao todo são 4 tipos:

  • 100 metros feminino.
  • 110 metros masculino.
  • 400 metros masculino e feminino.
  • 3.000 metros masculino e feminino.

Preparado para dar a largada?

Aqui foram algumas informações básicas sobre a corrida de pista e como ela engloba como um todo a prática de corrida. Tendo algumas características e modalidades peculiares, a prática do estilo continua crescendo e possui o seu destaque pelas formas de executar os desafios. Contudo, ela não desmerece nenhuma outra prática do seu estilo. Seja correr na rua, esteira ou até na natureza, o foco é a prática esportiva e bem-estar.

Caso esteja buscando novos horizontes, a corrida de pista pode ser um novo desafio! Encare uma nova realidade e dê a largada no esporte.

Next
This is the most recent post.
Previous
Postagem mais antiga
 
Top